Gaslight Justice League
Quadrinhos inspiram séries de TV e filmes de Cinema, mas não param por aí. O escultor Sillof, por exemplo, que faz customização de “action figures“, inspirado na Graphic Novel “Gotham by Gaslight”, esculpiu uma série de reformulações de personagens conhecidos.
Sillof trocou uma série de e-mails com o SteamPunk.com.br, explicando seu processo de criação e sua técnica de escultura.
Segundo ele, que é um grande aficcionado por cinema e de lá tira muito de sua inspiração, tudo começa pela abordagem estética, passando pela sua ampla formação acadêmica em História e pelo seu amor pelo gênero SteamPunk.
O escultor identifica no SteamPunk “uma amálgama perfeita entre as máquinas futuristas e a familiaridade da antiguidade”, que o faz retornar a esta proposta repetidamente, como foi o caso ao criar sua coleção a partir de “Duna” – tanto o livro de Frank Herbert quanto o filme de David Lynch.
O trabalho de Sillof, em suas palavras, “tenta limitar a pesquisa efetiva da estética SteamPunk a um mínimo, se inspirando mais no mundo real e buscando uma componente mais original e menos comprometida com o corriqueiro do gênero.”
Tendo percebido a abundância de material na escala das 6 polegadas, Sillof prefere trabalhar nesta esfera de dimensões, partindo de uma série de esboços, para então lixar, cortar e esculpir em cima de bonecos já existentes, usando Apoxie – um tipo de massa semelhante ao Epoxie – ou fazendo uso de Sculpey. Não raro, Sillof faz uso de moldes esculpidos por ele em cera e cria peças em resina para enxertar no modelo, bem como usa uma miríade de peças já prontas que sejam pertinentes ao projeto, como as reduzidas engrenagens de carros de controle-remoto.
A tendência para tons de cinza, bronze e cores “plumbeas” podem ser facilmente percebidas e são conseguidas a partir da mistura do cinza com a maior parte das cores utilizadas e com o envelhecimento das cores a partir do uso de tinta preta diluída e depois delicada e parcialmente retirada, efeito presente também na coleção “Star Wars: Re-Visioned”.
Essencialmente, Sillof extrai inspiração da produção cultural chamada pop e nos entrega de volta uma releitura apaixonada que, como toda leitura SteamPunk, carrega aquela componente que só se pode denominar como “algo de familiar”.
O Batman, de “Gotham by Gaslight”, que inspirou o “Justice League by Gaslight”, combate o crime em 1880 e foi criado por Mike Mignola e Brian Augustyn, com o traço de P. Craig Russell.
Os personagens da DC – que detém os direitos de heróis como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha – são constantemente reformulados para participar do projeto Elseworlds, que arrebanha uma série de histórias passadas em diferentes épocas e/ou realidades onde os roteirista tem mais liberdade para brincar com as características e atributos de cada um dos personagens.
Sillof prometeu manter o SteamPunk.com.br informado de qualquer novo lançamento e adianta que está preparando uma coleção bastante mais influenciada pela estética SteamPunk que o trabalho desenvolvido por ele com a Liga da Justiça. A coleção deve estar disponível para exibição em meados de Abril de 2008 e vamos divulgá-la aqui no site com certeza!
Você quer saber mais?