The World of Gatheryn
Há muito charme e sofisticação na literatura, nos quadrinhos e nos RPGs com temática SteamPunk, não há dúvida, mas há momentos em que sentimos falta de ter, na ponta dos dedos, o poder de embarcar em direção a um universo de fato, onde tudo a nossa volta é percebido como se existisse – deixando nossa imaginação a cargo não de mentalizar um entorno, mas de viver uma vida em uma realidade SteamPunk!
“The World of Gatheryn” é um projeto da MindFuse Games que, conforme noticiado no OutraCoisa.com.br, é um jogo do tipo Massive Multiplayer Online RPG – MMORPG – que, como o World of Warcraft ou o City of Heroes, é um jogo que permite milhares de pessoas jogando o mesmo jogo, no mesmo espaço virtual, interagindo, colaborando e se aliando para resolver mistérios, solucionar “quebra-cabeças” e para viver uma vida virtual juntos.
Ao contrário da maior parte dos jogos do tipo MMORPG, no entanto, “The World of Gatheryn” foi pensado para o jogador menos interessado em frenéticas missões e em pancadarias com criaturas medonhas e mais com o Role Playing (a “representação de um papel”), usufruindo da realidade disposta a sua frente e da história que serve de pano de fundo para o universo do jogo.
O universo de Gatheryn supõe o crescimento como intrínseco e, segundo a MindFuse, pacotes com novas paragens serão publicados periodicamente para aumentar a área de jogo.
Cada jogador poderá assumir diversos papéis com temática Vitoriana, sendo possível personalizar tanto sua aparência quanto a aparência de seu lar em Gatheryn, gastando as peças de prata adquiridas em missões e aventuras das quais seu personagem participe. É possível até mesmo adquirir um animal de estimação, como um Furão ou um Macaco Mecânico a Vapor.
Gatheryn é uma história de subversão, a subversão de uma realidade totalitária, onde um poderoso tirano é o único que controla a fonte primaria de energia de seu mundo. Mitologia rica em subtextos, o argumento de Gatheryn que justifica um retorno a uma tecnologia ancestral devido a motivos políticos.
O compromisso de “The World of Gatheryn” com a Era Vitoriana e com a estética SteamPunk é visível, desde o cuidado de mencionar repetidamente a existência destes elementos no jogo até a inclusão de elementos lúdicos mais tradicionais, como puzzles e mini-jogos, garantindo uma experiência de jogo menos orientada ao combate.
Com um milhão de dólares de aporte de capital – como foi amplamente divulgado na mídia especializada – há grandes chances de a MindFuse Games se firmar e ancorar “The World of Gatheryn” em um nicho de mercado ainda mal atendido, que é o mercado SteamPunk de MMO.
A previsão de lançamento está definida para meados de 2009. Agora é só roer as únhas até o dia chegar.
Você quer saber mais?