SteamPunk ~ Sítio do Pica-Pau Amarelo
Arthur Moreno Milan Parreira é de Londrina, Paraná, e, como trabalho de Conclusão do Curso de artes Visuais Multimídia, elaborou uma releitura SteamPunk da obra “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato.
O trabalho foi desenvolvido com o intuito de relacionar literatura e video-games e, por princípio se utilizou apenas de software livre, dentre eles o Sistema Operacional Ubuntu 8.10, o GIMP e o Inkscape.
O artista é também empresário e sua firma se chama RedFoot e se dedica a terceirzação de arte para jogos e outros fins.
Foi uma grata surpresa receber o trabalho de Arthur, até porque a Loja Rio de Janeiro do Conselho SteamPunk também tem um projeto ligado ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, que se chama “Herdade” e que era uma de nossas surpresas para 2010.
É maravilhoso que duas obras estejam concomitantemente fazendo uma releitura SteamPunk da obra de Monteiro Lobato ao mesmo tempo. Isso significa que o gênero está de fato se popularizando e que, embora ainda haja muito chão a ser percorrido, o Zeitgeist aponta para o ano de 2010 como sendo “O Ano do Vapor”!
Logicamente ambos os trabalhos são meramente um exercício não comercial de exploração do trabalho ficcional de Lobato, até porque a obra não é de domínio público e só passará a ser em 2018.
Independente das questões legais, contudo, Arthur e a Loja Rio de Janeiro continua pintando com as cores que Lobato usou para produzir “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”!