A Ordem da Caldeira e a Ordem da Jarreteira
Um dos mais importantes aspectos de uma organização baseada em gênero é a dedicação de indivíduos chave em divulgar as virtudes do produto cultural resultante dos esforços de pessoas envolvidas nas manifestações culturais do gênero em suas mais diversas formas.
Pensando nisso, a Sociedade Retrofuturista, a 28 de Abril de 2011, fundou a Ordem da Caldeira, tendo por objetivo a criação de um seleto grupo de produtores culturais, artífices e entusiastas engajados em promover no país o Retrofuturismo de um modo geral e o SteamPunk em particular.
O primeiro a receber a honraria foi o Comendador Romeu Martins, então editor do website Cidade Phantastica, por seu excelente trabalho de divulgação do gênero SteamPunk e do Retrofuturismo através de incontáveis artigos publicados e contos de sua autoria – cerimônia que ocorreu na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, no lançamento da obra “Mortal Engines”, Philip Reeve, pela Novo Século Editora.
Só se voltou a falar em Ordem da Caldeira e comendas, quando da SteamCon II, que ocorreu em 2014 na vila de Paranapiacaba, Santo André, quando a Sociedade Retrofuturista, na figura de Raul Cândido e de mim mesmo – Bruno Accioly – achou por bem homenagear e reconhecer o trabalho do responsável pela Loja Paraná do Conselho SteamPunk e a responsável pela organização das convenções SteamPunk.
Além das ordenações, que são sempre confidenciais e sempre surpreendem o seus beneficiários, a Sociedade Retrofuturista fundou ainda a Ordem da Jarreteira, dedicada especificamente àqueles responsáveis pela produção de Cultura SteamPunk e Retrofuturista.
Tivemos portanto, a ordenação do Comendador Carlos Alberto Machado e da Comendadora Adriana Cabral, para a Ordem da Caldeira e do Comendador Karl Felippe para a Ordem da Jarreteira, cujo reconhecimento vai em favor de sua instrumental participação na concepção e no processo de criação do Conselho SteamPunk que, historicamente, é bem pouco mencionada mas reconhecida por todos os membros mais antigos da organização.
Na quinta edição da Convenção SteamPunk – a SteamCon V, de 2017 – tivemos a ordenação do Comendador André Felipe Wielgosz, da Comendadora Naga Riddle e do Comendador Barbarossa Targas, por inestimáveis esforços no sentido de promover o gênero no país e o Retrofuturismo de um modo geral.
Enquanto a Ordem da Caldeira é concedida à pessoas que envidaram esforços em prol do gênero e movimento Retrofuturista, a Ordem da Jarreteira tem por objetivo reconhecer especificamente o trabalho extraordinário na produção de Cultura SteamPunk e, desta vez, na SteamCon V, após a entrega do prêmio da Sociedade Literária Retrofuturista para os três homenageados – Flávio Medeiros Jr., Fábio Fernandes e Enéias Tavares – o Comendador Enéias Tavares foi novamente convocado ao palco, desta vez para ser ordenado, honra esta que só pode ser concedida pelo Grão-Mestre da Ordem da Jarreteira: Karl Felippe.
A Sociedade Retrofuturista, é a organização por detrás do Conselho SteamPunk, e é um Think Tank formado por entusiastas do gênero. Seu recém fundado desdobramento, a Sociedade Literária Retrofuturista faz papel semelhante a esta última na Literatura, concebendo, implementando e promovendo iniciativas neste campo e tendo suas fileiras engrossadas a cada nova premiação.